G O E T H E, Um Génio Virginiano (1749-1832)
Quem não acha demasiado de si próprio, é sempre bastante mais do que pensa ser.
Grandes erros: imaginar que se é mais do que se é, e julgar que se está aquém daquilo que se vale.
Johann Wolfgang von GOETHE, Máximas e Reflexões
>>>>>>>>>>>>>>>
«Existe em todas as religiões a possibilidade de atingir a mais elevada pureza.»
GOETHE
>>>>>>>>>>>>>>>
Goethe, na juventude, acreditava que a dualidade e variedade da criação eram devidas à influência de Lúcifer: «variedade» com o significado de «anarquia», porque todos os elementos lutam para dominar. Todavia, Goethe não encara Lúcifer como o mal: ele simplesmente representa uma condição natural do universo – quer se lhe chame Lúcifer ou qualquer outra coisa, pouco interessa. Goethe chamava-lhe uma esfera, a qual, logo que se abandona o ponto central, emite raios em todas as direcções. Deus é o Centro Principal, irradiando na criação em todas as direcções; Goethe chama a esta acção «Lúcifer». Obviamente, Lúcifer não é para Goethe mais do que um nome usado para designar uma condição na qual o equilíbrio da vida é perturbado. O equilíbrio deve ser restabelecido e a vida volver ao Centro. Consegue-se então a Unidade, sendo a Dualidade eliminada.
SIGNO DO MÊS: VIRGEM - DE 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO
Casado ou solteiro, torna-se muito simples localizar o indivíduo de Virgem no meio público.Antes de mais, não faz muito barulho, não é muito comunicativo, está mais ou menos isolado.
As reuniões sociais não são o melhor lugar para encontrar este perfeccionista. É mais fácil encontrá-lo a trabalhar até tarde no escritório do que divertindo-se em cocktails.
Torna-se difícil para um virginiano descontrair-se o suficiente para desfrutar das ociosas amenidades sociais, pois sente-se basicamente desconfortável no meio da multidão.
A primeira coisa que se nota num virginiano é a impressão definida que infunde de que luta com algum problema grave. A preocupação é-lhe muito natural.
Os indivíduos de Virgem merecem confiança, são sinceros. Não obstante, podem fingir-se doentes quando não querem ir a um lugar ou fazer alguma coisa. Nessas ocasiões, aflora o talento virginiano latente para representar.
Mostram-se exigentes e minuciosos na apresentação, trabalho, comida e amor.
Têm ideias bem definidas quanto à saúde, pouca paciência para com a preguiça e escassas ilusões sobre a vida e as pessoas, mesmo quando amam. Homem ou mulher, o amor nunca tolda a vista dos virginianos com um véu suficientemente espesso que os impeça de vêr as deficiências no relacionamento ou no ente amado.
Quando enfastiados pela vulgaridade, idiotice ou desleixo, os virginianos podem tonar-se repentinamente irascíveis, desdenhosos e nervosos.
Na maioria das vezes, porém, são pessoas agradáveis, óptimas para se ter em volta, sobretudo onde há doentes.
Se dissermos a um virginiano típico que é crítico, vive preocupado, é exigente e tem a mania da limpeza ou uma preoupação absurda com a dieta e a saúde, receberemos uma firme negativa.
Existe um facto que abranda a mordacidade do criticismo do virginiano: saber que, secretamente, é tão crítico de si próprio como dos outros. No entanto, não pode deixar de vêr deficiências, pois nasceu para reparar nas mínimas imperfeições.
Não se esqueça que o seu sorriso tímido e melancólico encobre um ou dois segredos. Sob o seu ar grave, jaz a sedutora aura de Virgem – pureza de pensamento e objectivo, simbolizado pelo jacinto de Virgem. Quem tiver aspirado a fragrância desta flôr da Páscoa, nunca mais ficará livre do seu encanto. Reaparece todas as Primaveras para lhe refrescar a memória.Virgem tem o seu próprio meio secreto de fazer com que o seu coração se lembre.
PERSONALIDADES FAMOSAS DE VIRGEM
Príncipe Alberto
Maurice Chevalier
Lafayette
Laureen Bacall
Rainha Isabel II
D.H. Lawrence
Robert Benchley
Greta Garbo
Sophia Loren
Ingrid Bergman
Goethe
Cardeal Richelieu
Leonard Bernstein
Elia Kazan
Peter Sellers
Sid Caesar
Joseph Kennedy
Roy Wilkins